28 de novembro de 2006
25 de novembro de 2006
23 de novembro de 2006
20 de novembro de 2006
18 de novembro de 2006
15 de novembro de 2006
D. Mimi Geleia

Nasci no País-dos-Doces-de-Cima, que fica na Terra-dos-Sonhos, que tanto pode ser longe como perto – eu já explico. Não me perguntem qual é a estrada para lá, porque a única maneira que conheço de lá chegar é fechando os olhos e imaginando caminhos com chão de flores pelo meio de terras e terras cheias de árvores de fruto e um perfume a rosas no ar. É fácil chegar lá se tivermos força para sonhar e imaginar, mas longe quando somos preguiçosos e só pensamos em nós e esquecemos os outros meninos.
Quando era pequenina aprendi a fazer geleias com a minha avó, que já era conhecida por fazer as melhores de todo o País-dos-Doces-de-Cima – não é brincadeira nenhuma, porque no meu país o que não falta é doceiras! As da minha avó deliciavam a criançada toda da região, de tal maneira que todos os dias havia filas do comprimento-de-combóios para as comprar. Como a nossa terra era rica em árvores de fruto podíamos fazer geleias de tantas qualidades que os dedos das mãos e dos pés não chegam para contar. A minha preferida era a Geleia-Mais-Que-Maravilhosa-de-Maçã-e-Hortelã, que, entre muitas outras, também aprendi a fazer! Eram uma delícia aqueles lanches ao fim da tarde, depois de regressarmos da Escola, quando a minha avó nos fazia um chá de cidreira para acompanhar o pãozinho. Era de lamber os lábios por mais! Que saudade!
Agora, como também sou conhecida por fazer geleias muito gostosas, passe o elogio, chamam-me D. Geleia. Na verdade, talvez vos custe a acreditar, mas já nem sei o meu nome verdadeiro. Que geleias é que já provaram? Aos meninos que se portam bem e fazem os deveres da Escola costumo preparar uns lanches muito saborosos com chá e pãozinho barrado com geleia ao gosto de cada um: morango-vermelhinho-mais-que-delicioso, pera-sardenta-docinha, ameixa-de-lamber-os-dedos e muitas mais.
Depois do lanche, e das outras refeições, nunca se esqueçam de lavar os dentinhos!
9 de novembro de 2006
7 de novembro de 2006
4 de novembro de 2006
Subscrever:
Mensagens (Atom)









