21 de outubro de 2005

Mino-Dó

Aqui está a estória do Mino-Dó escrita por Raquel Gomes e Ângelo Ferreira.


O meu nome é Mino, Mino-Dó. Sou um boneco muito brincalhão, “reguila” como diz a minha prima Trinca-linhas. É verdade, tenho de concordar com ela. Sou muito traquinas, mas, como vais ver, sou um bom miúdo.
Gosto muito de passear, ver coisas novas e procurar segredos... Até já me disseram que tinha jeito para detective! Fiquei todo contente, de tal forma que já pensei em encomendar uma lupa. Sabes o que é, não sabes? Também já pensei em comprar um boné à inspector, como o do Sherlock Holmes, mas não quero estragar o meu penteado. Este cabelo espetado e fofo é uma imagem de marca, tal como a caixinha de segredos que tenho no peito, onde guardo um coração vermelho, símbolo da união entre os mundos da Fantasia e da Realidade.
Tudo serve para aprender: desde as pontas dos pés às pontas do cabelo, consigo tirar proveito do que acabo de conhecer.
Como é bom ver as cores do mundo (sabes de onde é que elas vêm?): vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, violeta, rosa, castanho, lilás e outras tantas. Sabias que com a mistura do vermelho, azul ou amarelo podemos fazer todas as cores que existem? E os sons, já paraste para escutar? O chilrear dos passarinhos, o miar dos gatos, o latir dos cães, o coaxar das rãs ou até o som da água a correr num riacho (isto para não falar da música que os humanos compõem). E se fechares os olhos com muita, muita concentração consegues sentir, com a palma da tua mão, a suavidade de um pêssego ou a aspereza do tronco de um pinheiro. Conseguirás até adivinhar o que tens na mão sem teres de olhar! Experimenta.
Um dos meus passatempos favoritos é tentar adivinhar o que me espera para a refeição... empino o nariz e começo a sentir o cheirinho delicioso dos biscoitos da avó Anica-Dó acabadinhos de fazer. Lá na nossa terra natal, a Dólândia (onde a bonecada tem cabelo de lã), os seus biscoitos são muito apreciados por todos, especialmente na Páscoa e no Natal. Só de me lembrar, fico com os cabelos em pé!
Pode ser que um dia a Dona Anica-Dó nos ensine a sua receita de biscoitos e aí é que vai ser... Já sentes o cheirinho no ar?

Sem comentários: